
Conheça as Principais Causas da Infecção Urinária, pois essas dicas é muito eficaz para quem deseja ficar longe de uma Infecção Urinária. Entre entanto, Infecção Urinária, também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU), é um quadro infeccioso que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos. Seus sintomas incluem, principalmente, dor ou ardência ao urinar, mas podem variar de acordo com a região afetada.
Cerca de 30% das mulheres vão apresentar Infecção Urinária leve ou grave em algum momento da vida. A mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema do que o homem. Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, urgência miccional, ou seja, a mulher vai várias vezes ao banheiro fazer xixi, urina avermelhada (com sangue) e dores no “pé da barriga”.
Principais Sintomas:
- Disúria (ardor na uretra durante a micção);
- Aumento da frequência urinária (mais de sete vezes por dia);
- Noctúria (mais de uma micção noturna);
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
- Dor suprapúbica;
- Sangue na urina;
Alteração do aspecto físico da urina (coloração escura, aparência turva e odor forte).
Como Prevenir:
- Ingestão de líquidos em grande quantidade;
- Não reter urina;
- Corrigir alterações intestinais como diarreia ou obstipação;
- Micção antes e após relação sexual;
- Estrógeno para as mulheres na pós-menopausa sem contraindicação hormonal;
- Evitar o uso do diafragma e espermicidas;
- Tratamento adequado do diabetes mellitus.
O tratamento é feito com uso de antibióticos indicados pelo médico, sendo a forma mais indicada de tratamento. O tratamento dura de 7-10 dias, sendo importante tomar o remédio até a data informada pelo médico, mesmo que os sintomas desapareçam antes disso. Também é importante beber mais água, porque quanto mais urina o corpo produzir, mais facilmente são eliminadas bactérias pela urina. Saiba os nomes de alguns remédios para Infecção Urinária.
Deve-se seguir estes conselhos diariamente, especialmente durante a gravidez, época em que existem maior risco de Infecção Urinária devido as alterações hormonais e devido ao aumento do peso sobre a bexiga, o que favorece a proliferação de bactérias.